Paulo Freire, em seus estudos, refletiu sobre a educação bancária e a educação problematizadora. Sobre a educação bancária, o autor aponta uma característica da aprendizagem praticada pelo professor. Marque a alternativa que aponta tal característica.
A aprendizagem consiste no recebimento e na memorização dos conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, ouvintes passivos do ato educativo.
A aprendizagem é vista como um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, considerado dinâmico, sempre em transformação.
A aprendizagem pressupõe a reflexão sobre os conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, participantes ativos do ato educativo.
A aprendizagem é construída a partir de uma relação dialógica entre educador e educandos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
Para Freire, a Educação Bancária se alicerça nos princípios da troca, tem caráter altamente reflexivo, implica num constante ato de desvelamento e atuação na realidade; o ser humano percebe-se como ser histórico, capaz de fazer as transformações necessárias no mundo.
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