Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
De acordo com Carraher (1992), a contribuição da informática é (apenas) de ordem tecnológica e não conceitual, o que significa que ela não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias acerca dos processos de aprendizagem e ensino.
Assim, a concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.
Analise as afirmativas abaixo
1. O construtivismo tem sido ultimamente a abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, porque vê o indivíduo como sujeito ativo de seu próprio conhecimento e, assim, desloca o foco do processo de ensino para o de aprendizagem.
2. Inspirados nos pressupostos da abordagem construtivista os materiais didáticos, que incorporam novas tecnologias, têm como característica passar para o estudante o controle de sua aprendizagem.
3. O construtivismo inspira a criação de ambientes de aprendizagem que permitam e dêem suporte ao envolvimento ativo do aluno na realização de uma tarefa.
4. Os ambientes de aprendizagem oferecem ferramentas e meios para criação e manipulação ao invés de apresentarem conceitos prontos.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
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