Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuldades, estava progredindo em suas aprendizagens acadêmicas. Entretanto, como é bem desenvolvida do ponto de vista físico, atualmente tem demonstrado dificuldades no convívio com colegas, muito menores que ela, e vem demonstrando desinteresse pelas atividades acadêmicas e faltando com certa frequência à escola.
A atitude mais adequada da professora é
propor à família a transferência da aluna para uma escola especial, compatível com sua problemática e idade.
solicitar ajuda à equipe da escola para discutir a problemática da aluna, bem como ouvir a demanda da própria aluna e da família e analisar todas as possibilidades e alternativas, a fim de que juntos possam encontrar a melhor solução para o caso.
encaminhar a aluna para um atendimento psicológico ou psiquiátrico, pois seu desinteresse deve estar relacionado com uma depressão.
propor à direção da escola que a aluna seja automaticamente transferida para a 8a série do ensino fundamental I, a fim de que possa conviver com alunos mais velhos, independentemente de suas condições de aprendizagem.
propor à família a transferência da aluna para uma escola especializada no atendimento de múltiplas deficiências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...