Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Um modelo adotado até muito recentemente na educação especial é o médico-psicológico, muito criticado hoje em dia porque ele se centra
na fisiologia: na especialização, precisão e imprecisão dos registros cerebrais durante as sinapses.
no processo educativo, igualando as pessoas com deficiência à própria deficiência.
nas expectativas do corpo docente, que não espera transformações e, sim, adaptações.
nas possibilidades escolares, que dependem, em grande parte, da maturação biológica.
na etiologia da deficiência: na descrição e medição da capacidade e incapacidade dos sujeitos.
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