Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14.
As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi muito abaixo do esperado, comentam que não estão espantadas. Uma delas falou que esperar mais, de alunos desinteressados, imaturos e carentes, seria absurdo. Outra disse que concordava integralmente, pois, além disso tudo, os pais não acompanhavam os estudos dos filhos e nem valorizavam a escola. Uma outra afirmou ser impossível ensinar, quando as classes estavam superlotadas. Seguiram- se outras falas, mas o tom continuou o mesmo.
A coordenadora pedagógica afirma que o importante, em termos de avaliação, é:
pedir aos alunos que repitam, corretamente, o que foi ensinado em sala de aula, para evitar os resultados embaraçosos que a escola teve.
compreender que obter bons resultados em avaliações externas é sempre muito difícil, pois as questões não são dirigidas a um aluno real.
pedir à Secretaria Estadual de Educação − SEE que tome as medidas cabíveis para superar as lacunas entre a concepção de avaliação e sua realidade.
explicar aos alunos que os resultados das avaliações são sempre muito sérios, pois podem afetar sua vida na escola.
averiguar constantemente a aprendizagem dos alunos e de várias maneiras, porque isso melhora a prática docente e a aprendizagem dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...