A imagem abaixo se refere a uma máquina de ensinar ortografia e aritmética, na qual o aluno apresenta respostas para o que aparece na abertura retangular. Se forem corretas, uma nova questão aparece no quadro.
Experimentos como esse correspondem aos princípios gerais da aprendizagem, segundo a ótica comportamentalista. Uma vez associados à educação escolar, têm como uma de suas propostas e premissas teóricas a
atenção ao modelo e à percepção dos traços mais significativos do comportamento, a fim de que o aluno possa formar um quadro perceptivo que o conduza à aprendizagem por insights ou saltos qualitativos.
imitação de condutas com base no comportamento mimético, que é constitutivo do ser humano, sem o qual não haveria desenvolvimento e, tampouco, identificação com a figura materna, que vem a ser a primeira instância educadora.
resolução de problemas por meio de pesquisa e experimentação, conduzindo ao levantamento de hipóteses, à nova experimentação e à definição do comportamento final do objeto de estudo.
utilização de máquinas de ensinar, que permitem a construção do conhecimento e do comportamento, em função de mecanismos de equilibração e desequilibração, favorecidos, na atualidade, pelo uso de microcomputadores na educação.
necessidade de programar de maneira mais eficiente os reforços oferecidos ao aluno para manter a intensidade de seu comportamento, dividindo a matéria de aprendizagem em passos pequenos para respostas constantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...