Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um
saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.
conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.
conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.
saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.
saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...