Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:
a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.
um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.
quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.
no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.
se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando os bons alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...