Durante a realização de atividades nas aulas de Matemática, uma professora reserva um espaço para seus alunos formularem problemas. Uma de suas alunas produziu e ilustrou o problema abaixo a partir da seguinte proposta: Criar um problema para a pergunta Quantos fios de cabelo Joice tem a mais que Ana Paula?
Joice e Paula são duas espigas de milho que moram num grande milharal no interior de São Paulo. Resolveram participar de um concurso de cabelos. Joice estava radiante em frente do espelho penteando seus cabelos, quando percebeu que eles estavam caindo. Decidiu contá-los. Ela estava com 1 247 fios e no chão 320 caídos. Desesperada com a possibilidade de não participar do concurso, foi investigar os fios de Paula. Espiando, notou alguma coisa muito estranha. Paula penteava os cabelos e eles não caíam. Joice teve um ataque, pulou em cima de Paula e puxou seus cabelos. Que surpresa! Paula era careca. Quantos fios de cabelo Joice tem a mais que Paula?
Ao empregar essa estratégia, a professora não:
oferece à criança experiências diferentes com a escrita, em várias áreas do conhecimento, inclusive a matemática.
demonstra conhecimento de que há várias propostas de formulação de problemas.
dá ênfase ao trabalho centrado exclusivamente na proposição e resolução de problemas convencionais.
permite que a criança empenhe-se em pensar no problema como um todo, sem se preocupar apenas com os números, algumas palavras-chave ou a pergunta.
estimula a capacidade inventiva e questionadora da criança, desenvolvendo na sala de aula um clima de interação e respeito.
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