Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.
brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.
o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.
o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.
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