Questão número 633573

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

  • A.

    Os alunos recebem cópia xerográfica do texto e, como atividade de pré-leitura, o professor solicita que os alunos sublinhem as palavras do título e do cabeçalho da notícia cujo significado desconheçam; em seguida, o professor lê o texto em voz alta; depois, os alunos o leem uma vez mais, silenciosamente; por último, o professor esclarece o significado das palavras desconhecidas e pede que os alunos elaborem um glossário com o novo vocabulário aprendido.

  • B.

    O professor mostra o texto, projetando-o para que todos os alunos realizem a leitura em conjunto, porém, silenciosamente; em seguida, o professor pergunta sobre a ideia principal do texto lido; inicia-se, então, um debate sobre a questão dos direitos humanos, mais especificamente, sobre a situação dos presos políticos, relacionando o que aparece na notícia com o cotidiano do aluno; o professor atua como mediador, simplesmente dirigindo a palavra ao aluno que queira intervir e dando liberdade para que exponha suas opiniões e ideias; como trabalho final para avaliação, o professor solicita que os alunos escrevam, individualmente e em português, um texto acerca de uma questão relacionada aos direitos humanos no Brasil.

  • C.

    O professor mostra o texto, projetando-o e realiza a leitura em voz alta, para que todos os alunos escutem sua pronúncia; em seguida, os alunos serão incentivados a ler em voz alta, um parágrafo cada; ao final de cada parágrafo, o professor esclarece as dúvidas de vocabulário, explicando o significado dos vocábulos por meio de paráfrases, sinônimos ou mímicas, ou seja, sem utilizar jamais o recurso da tradução; como tarefa e, ao mesmo tempo, trabalho para avaliação, o professor pede que os alunos ensaiem a leitura da notícia para apresentarem-na na aula seguinte.

  • D.

    Os alunos recebem cópia xerográfica do texto e o professor inicia a aula perguntando se reconhecem o gênero do texto que vão ler, pedindo que observem a disposição do texto na página, os tipos de letra e as fotos; em seguida, o professor lê com os alunos o título e o cabeçalho do texto, perguntando aos alunos o que sabem sobre derechos humanos e presos políticos; procede-se à leitura do texto e, ao final, o professor pergunta sobre o significado de huelga de hambre, colaborando para que os alunos realizem a inferência do sentido desse sintagma tentando estabelecer relações entre ele e outros elementos presentes no texto.

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