Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).
Seguindo as orientações expressas na Proposta Curricular/MG, e considerando a escrita como processo e não como produto, uma sequência de tarefas recomendável para ser realizada nas aulas de língua estrangeira com alunos de Ensino Médio é:
1. Leitura em voz alta de um texto literário curto;
2. Cópia escrita individual do texto, com especial atenção para as questões de ortografia e acentuação gráfica;
3. Entrega da cópia ao professor;
4. Correção do professor;
5. Devolução do texto corrigido ao aluno.
1. Discussão entre os alunos para a escolha de um assunto importante para o grupo;
2. Escrita em grupo de uma notícia sobre esse assunto para o jornal da escola;
3. Leitura em classe entre todos os alunos;
4. Comentários dos colegas e do professor;
5. Reescrita, considerando os comentários dos colegas;
6. Entrega do texto para o professor;
7. Devolução do texto com comentários e correções linguísticas;
8. Reescrita, considerando os comentários e correções do professor.
1. Leitura silenciosa de texto sobre a vida cotidiana e as tarefas domésticas;
2. Trabalho em grupos para a identificação dos verbos conjugados no tempo Presente do Modo Indicativo (sublinhar);
3. Diferenciação entre verbos regulares e verbos irregulares;
4. Reescrita individual do texto para a transposição dos verbos conjugados no tempo Presente para os tempos Pretérito Indefinido ou Pretérito Perfeito, com especial atenção às diferenças de uso entre estes dois últimos na língua espanhola;
5. Entrega do texto ao professor;
6. Correção do professor;
7. Devolução do texto corrigido ao aluno.
1. Pesquisa individual na internet sobre uma personalidade mundial importante;
2. Seleção de três textos de diferentes gêneros (biografia, notícia e editorial, por exemplo) nos quais essa personalidade é comentada;
3. Relato oral individual do aluno sobre a personalidade escolhida e os textos selecionados;
4. Escrita de um texto que relacione as informações contidas nos textos selecionados;
5. Entrega do texto ao professor;
6. Correção do professor;
7. Devolução do texto corrigido ao aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...