A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo de alunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de um colega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis; outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa. A situação descrita permite identificar princípios psicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:
as experiências educacionais escolares estão condicionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, que comanda as ações psicomotoras.
os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.
a ampliação dos esquemas de conhecimento deve ser feita a partir da promoção de aprendizagens memorísticas repetitivas e pela interiorização de memórias coletivas, que caracterizam as aprendizagens significativas.
o conteúdo a ser trabalhado deve ser linearmente proposto, estabelecendo vínculos entre a estrutura epistemológica dos conhecimentos científicos e as aprendizagens significativas.
o material de aprendizagem e os conhecimentos prévios devem relacionar-se de forma intencional, a fim de promover aprendizagens memorístico-culturais.
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