Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.
Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:
proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos.
estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime.
proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas.
organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos.
favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...