Diversos alunos de 15 anos da turma B estão apresentando dificuldades em determinada disciplina. O professor está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, sabendo de sua dificuldade em função de a turma ser numerosa. Para reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, o professor deverá
acompanhar os alunos, categorizando-os a partir dos conhecimentos prévios comuns com vistas à composição de grupos de trabalho para realização de diferentes tarefas.
estimular as atividades competitivas, a pesquisa e o levantamento de hipóteses como formas de envolvimento dos alunos e de contextualização da aprendizagem.
administrar a heterogeneidade da turma, acompanhando a interação dos alunos entre si, e demonstrando empenho nas tarefas coletivas e individuais propostas.
promover o diálogo reflexivo da turma em atividades coletivas que favoreçam as inter-relações dos grupos de desempenho homogêneo.
trabalhar as diferenças na turma, organizando projetos de trabalho para estimular a cooperação, a partir de temas da atualidade não necessariamente ligados com o conteúdo escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...