No Estado de São Paulo tem havido expressivo aumento das matrículas no Ensino Médio nos últimos anos, mudando o perfil de sua clientela. Diante deste quadro e de acordo com a Indicação CEE nº 9/2000 (Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo), ao discutirem o seu projeto pedagógico e o currículo, os profissionais de uma escola devem privilegiar como princípios básicos
desenvolvimento de competências, construindo habilidades; aprendizado de conteúdos como suporte às competências; articulação do saber escolar com a vida, o trabalho e as relações sociais.
interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento; integração entre linguagens e procedimentos que permitam projetos diversos; mobilização do raciocínio e da construção interativa
compreensão das linguagens como portadoras de significados, conhecimentos e valores; fortalecimento da capacidade argumentativa; respeito às diferentes expressões culturais dos educandos.
sensibilidade para o reconhecimento das diferenças; liberdade e autonomia para a experimentação no oferecimento de meios de superação dos alunos; práticas de reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade
agrupamento dos conteúdos curriculares por áreas; conexão entre os conhecimentos na história e através dela; importância dos conteúdos; análise da realidade onde a escola está inserida.
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