Um grupo de professores se reuniu para analisar o caso de Luciana. Cada um deles emitiu uma opinião a respeito da transferência de conhecimentos, algo que Luciana não conseguia realizar. Tais opiniões foram reproduzidas a seguir. No que diz respeito à transferência de conhecimentos, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F). I - "Se Luciana não transfere conhecimentos, supõe-se que sua capacidade de reinvestir aquisições cognitivas em situações novas está, de alguma forma, sendo comprometida." II - "A transferência não é evidente, pois mobiliza esquemas de inferência, de generalização, de resolução de problemas, de raciocínio por analogia." III - "A transferência de conhecimentos é um processo espontâneo, de modo que Luciana deve estar sendo inibida em sua espontaneidade." IV - "Precisamos lembrar que estes esquemas são construídos muito desigualmente e que podemos favorecer a aquisição de uma competência universal da transferência que atinja Luciana." V - "Podemos ajudar Luciana por meio de uma diversificação de tarefas e de situações, de maneira a que possa exercitar a transferência, negociando com ela um novo contrato didático." A seqüência correta é:
I – V ; II – V ; III – V ; IV – F ; V – F
I – V ; II – V ; III – F ; IV – V ; V – V
I – V ; II – V ; III – F ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – F ; V – V
I – F ; II – F ; III – V ; IV – V ; V – F
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