O jogo assume várias formas ao longo do desenvolvimento da criança, a partir da relação dela com o adulto. Segundo Piaget, citado por Bondioli e Mantovani (1998), podem ser observados os jogos de exercício, no estágio sensório-motor; os jogos simbólicos, no pré-operatório e os jogos de regras, no estágio das operações concretas. Porém, algumas características do jogo são essenciais e aparecem em todas as suas formas, mas, fundamentalmente, o jogo é uma atividade:
inata, que aparece precoce e naturalmente, imprevisível e automotivada, pois pode ser compartilhada, mas não imposta.
infantil que, através de sua repetição sistemática, influencia o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
cognitiva, emocional e hereditária, que auxilia a aprendizagem das regras sociais e favorece a interação e a motricidade.
automotivada e uma aprendizagem social, que possui variações dependendo dos contextos social, cultural e histórico.
social, que influencia as formas de interagir da criança com seu meio e os papéis que esta irá desempenhar no futuro.
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