Com base no texto, responda às questões de nos 5, 6 e 7 identificando as tendências apontadas pela autora.
Quanto ao período integral versus período parcial, pode-se perceber que a LDB vem sendo interpretada de maneira a:
dissociar a creche do período integral e a pré-escola, do meio período de funcionamento, já que a lei determina que, de 0 a 6 anos, o atendimento seja feito em turnos de quatro horas e meia.
associar a creche ao período integral e a pré-escola, ao meio período de funcionamento, apesar de, em nenhum momento, a lei determinar qual o período de atendimento em cada faixa etária.
incrementar o período integral em creches e préescolas, com o intuito de, retirando as crianças das ruas, escolarizá-las e prepará-las para a vida, visto a crescente violência presente nas cidades.
desqualificar as instituições de Educação Infantil de período integral em detrimento das outras de meio período de funcionamento, pois acredita-se que o período integral afasta a criança da família.
desmistificar a crença de que creches e pré-escolas de período integral adotam posturas assistencialistas, tentando reduzir as resistências das famílias em relação a esse período de atendimento.
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