Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O ensino desenvolvido pela escola necessita contemplar além das experiências prévias dos alunos, diversificados meios letrados, portadores de informações significativas, para a compreensão do que se lê e do que se escreve na sociedade. As alternativas abaixo referem-se à alfabetização e ao letramento. Apenas uma delas apresenta informação INCORRETA.Assinale-a.
Letramento é um termo utilizado para acentuar o trabalho com as práticas sociais de leitura e da escrita, ampliando o conceito de alfabetização comumente relacionado com a aquisição do código escrito.
As interações entre os alunos, o uso diversificado de materiais escritos e a proposição de atividades com sentido favorecem o processo de alfabetização.
A organização de um ambiente alfabetizador em uma sala de aula e o alcance, pelo aluno, da hipótese alfabética na escrita têm o mesmo significado.
A escolha por um método de alfabetização, no período inicial do Ensino Fundamental, depende da opção dos professores em relação às unidades de partida a serem consideradas: da parte ao todo, do todo à parte ou combinando as duas formas.
Os termos alfabetização e analfabetismo podem variar de acordo com o contexto sociocultural.
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