Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve
compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.
estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.
reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.
desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...