Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".
A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:
o princípio pedagógico da interdisciplinaridade deve ser implementado por meio da constituição de novos campos de conhecimento que abranjam as diferentes disciplinas, reagrupando as áreas segundo novas fronteiras.
o conhecimento deve ser perfilado para ser estudado de forma precisa e assimilado com maior rapidez, segundo os princípios do positivismo lógico em sua ênfase na metodologia.
a ordenação disciplinar favorece a compreensão, pois marca as linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento, sem que haja redução dos conteúdos curriculares de suas áreas originais.
as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimento que representam e não esgotam a realidade dos fatos, devendo buscar interações que permitam a compreensão mais ampla da realidade.
as necessidades de industrialização e os processos de transformação das sociedades agrárias demandam uma crescente especialização para o enfrentamento de problemas específicos da produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...