"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:
conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.
conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.
conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.
representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.
concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...