Leia o texto abaixo para responder à questão 62.
A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).
O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.
A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano, trabalha com aprendizagem
- A. fechada, saberes prontos. A EAD dá preferência aos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais (Belloni, 1999; Maggio, 2001) enquanto a aprendizagem aberta enfoca processos de aprendizagem.
- B. fechada e aberta. Considera que a tutoria é uma necessidade técnica dos sistemas de Educação a Distância, principalmente porque a existência de contato humano não é mais uma exigência do processo de ensino-aprendizagem.
- C. de saberes que possibilitem desenvolver competências que proporcionem o desenvolvimento profissional, para que os funcionários realizem um trabalho com desempenho superior. É essencial às instituições que promovem cursos à distância dispor de órgãos específicos para acompanhamento, atendimento e apoio aos alunos, proporcionandolhes a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, interação com tutores e com outros alunos, a fim de motivá-los a permanecer no processo de ensinoaprendizagem. O professor intervém no acompanhamento e nas avaliações.
- D. aberta. É caracterizada pela flexibilidade e autonomia do aluno. Isso exige que a EAD incorpore as noções de autonomia e flexibilidade em seus programas instrucionais, mudando o foco dos processos de ensino, como a elaboração de materiais e definição de procedimentos instrucionais para o da aprendizagem.
- E. profissional. As tarefas básicas e imprescindíveis que um tutor deverá desempenhar são: orientação, que se refere a uma orientação continuada ao aluno; acadêmica, na qual o tutor exerce um papel de transmissor de saberes já elaborados; institucional e de conexão, que diz respeito à ligação que o mesmo estabelece entre alunos e instituições; e as de caráter institucional e burocrático.