Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber
- A. o relacionamento interpessoal. Trata-se de transpor, para o virtual, adaptações do ensino presencial, ou seja, as aulas multiplicadas ou disponibilizadas. Há uma mudança de técnica e não do papel do professor e do aluno, as relações são verticalizadas.
- B. a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. Tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. O professor torna-se um supervisor, um mediador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.
- C. a conectividade. Desenvolver a aprendizagem por meio da interação virtual fria, formulários, rotinas, provas, e-mail e alguma interação on-line, ou seja, pessoas conectadas ao mesmo tempo, em lugares diferentes. O professor transforma-se em um animador do processo de busca de conhecimentos.
- D. as relações intrapessoais. A Educação a Distância é predominantemente individual, com intensa utilização de mídias unidirecionais (como o jornal, a televisão e o rádio) e da comunicação off-line, sendo ainda pedagogicamente incorreta a utilização de um mix de comunicação off e on-line (em tempo real).O professor é um anônimo, sem identidade própria.
- E. as relações intrapessoal e interpessoais. Alguns cursos os educandos podem fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outros será importante compartilhar vivências, experiências, ideias. É um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto. O professor prepara o curso para dirigir e facilitar o processo de aprendizagem.