Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:
BOLO DE CENOURA
1 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
4 cenouras médias descascadas e fatiadas
Modo de fazer:
Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.
Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:
− Uma receita será suficiente para todos?
− Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?
− Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?
Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de
analisar, interpretar, e formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.
resolver diferentes operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
comparar e ordenar números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal.
identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.
reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...