Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que
quanto mais tempo o aluno tiver em contato com os conceitos científicos, mais fácil será a assimilação desses conceitos.
encontrar significado para temas científicos envolve estabelecer relações entre o que já se sabe e o que se aprende.
o levantamento de conhecimentos prévios facilita as trocas afetivas e o envolvimento de classe, mas não contribui para a aprendizagem.
a aprendizagem reflete uma resposta apropriada a um estímulo; caso esse estímulo seja adequado, a aprendizagem também será.
ensinar ciências é desconsiderar o conhecimento de senso comum dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...