As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Identificar, propor e resolver questionamentos e problemas relacionados com elementos significativos do seu meio, usando estratégias gradativamente mais sistemáticas e complexas de busca, armazenamento e tratamento da informação, de formulação de conjecturas, de colocação das mesmas em prova e de exploração de soluções alternativas.
Critérios pessoais e raciocinados sobre questões científicas e tecnológicas básicas de nossa época, através da comparação e avaliação de informações obtidas de diferentes fontes.
Estratégias pessoais, coerentes com os procedimentos da ciência, na resolução de problemas, identificação do problema, formulação de hipóteses, planejamento e realização de atividades para compará-las, sistematização e análise dos resultados e comunicação dos mesmos.
O objetivo fundamental da formação científica dentro da Educação Básica será fazer com que os alunos sejam capazes de enfrentar situações cotidianas, analisando-as e interpretando-as através dos modelos conceituais e também dos procedimentos próprios da ciência.
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...