É possível desenvolver conteúdos de física nas primeiras séries do ensino fundamental?
Para que essa unidade se concretize, é preciso considerar os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; e, reconhecer a existência de concepções espontâneas.
O ensino somente se realiza e merece este nome se for eficaz, se fizer o aluno de fato aprender. O trabalho do professor, portanto, deve direcionar-se totalmente para a aprendizagem dos alunos.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem ao aluno a construir os primeiros significados importantes do mundo científico.
O aluno das primeiras séries do ensino fundamental, principalmente na área de Ciências, não aprende conteúdos estritamente disciplinares, científicos. Por isso, temos de buscar conteúdos, num recorte epistemológico isto é, dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca , que possam ser trabalhados nessas séries e que levem aos alunos a construir os primeiros significados importantes do mundo científico, considerando os seguintes aspectos: reconhecer o papel que desempenha a escolha do conteúdo no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas; reconhecer a existência de concepções espontâneas; saber que os conhecimentos são respostas as questões; e, conhecer o caráter social da construção do conhecimento científico.
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...