A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.
Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.
Busca mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental. Seus conceitos e procedimentos contribuem para o questionamento do que se vê e se ouve, para interpretar os fenômenos da natureza, para compreender como a sociedade nela intervém utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnológico.
Busca, dependendo da escolaridade anterior e das 10 PROFESSOR III - CIÊNCIAS oportunidades de vivência que os estudantes tiveram, os professores podem contar com maior maturidade intelectual dos estudantes, que já estabelecem relações mais complexas e detalhadas entre diferentes elementos em estudo, ampliando também as práticas de análise e síntese.
Busca superar a abordagem fragmentada das Ciências Naturais, diferentes propostas têm sugerindo o trabalho com temas que dão contexto aos conteúdos e permitem uma abordagem das disciplinas científicas de modo interrelacionado, buscando-se a interdisciplinaridade possível dentro da área de Ciências Naturais.
Buscar as características e os conhecimentos já adquiridos pelos estudantes, pois permitem assim, que os professores proponham os novos conteúdos com diferentes enfoques. A aprendizagem dos conteúdos pode ser bastante ampliada, levandose em conta também que os estudantes expressam raciocínios sobre escalas maiores de tempo e espaço, podendo percorrer mentalmente distâncias temporais que abarcam séculos e milênios e visualizando o planeta como um todo.
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...