A educação infantil, nas unidades educacionais, visa promover o desenvolvimento global da criança, o que inclui apoiar o desenvolvimento de sua criatividade e a construção de novas aprendizagens. Um instrumento privilegiado para o desenvolvimento da criança é a brincadeira. O brincar
faz parte da sociedade de consumo, pois o brinquedo se transformou em produto para ser vendido; participar e incentivar as crianças a brincar é uma interferência do adulto na atividade lúdica e prejudica o desenvolvimento da experiência que a criança irá realizar ao brincar.
faz parte da cultura lúdica e a vida não é marcada pelas atividades lúdicas mas sim por um jogo de regras marcadas. Introduzir a criança numa vivência lúdica é não ter visão de futuro.
é uma das possibilidades que a criança tem de postular o seu "eu" em relação ao contexto, identificando-se com este, afirmando-o ou negando-o. Enfim, é uma linguagem.
não é uma linguagem que a criança utiliza para se expressar, conhecer, aprender e até para desenvolver outras linguagens; uma criança brinca tanto para repetir situações satisfatórias como para elaborar situações traumáticas e dolorosas.
depende do que se brinca, como se brinca, com quem se brinca e na escola o importante é a brincadeira com regras e que esteja voltada e dirigida para o desenvolvimento do intelecto infantil.
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