Uma das metas da Educação Infantil é criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma criança ativa, exploratória, criativa, interessada em aprender. Um lugar feito para criar seres humanos deve ser belo e alegre, merecendo os maiores cuidados. Para atingir esta meta, que expressa uma concepção de desenvolvimento, a organização do espaço aparece como um elemento relevante na constituição de momentos de educação e cuidados, portanto, o espaço interno deve ser
equipado, decorado com paredes e pisos pintados de cores fortes e vibrantes. Mesmo em creches com salas bem mobiliadas, as educadoras vivem encostando os móveis nas paredes ou empilhando-os em um canto para obter um espaço vazio, sem empecilho para a atividade infantil. Os cuidados relativos à segurança e saúde são determinantes na organização dos ambientes.
vazio de mobiliários, equipamentos, enfeites. Mesmo em creches com salas bem mobiliadas com estantes para guardar brinquedos e materiais é preciso fechá-las com papel pardo, como se fossem embrulhos grandes, para impedir que as crianças as transformem em esconderijo, casa nas alturas, camas, etc.
amplo, arejado e que facilite o desenvolvimento das rotinas da creche, como aconchego para o sono. Afinal, a creche existe para ofertar às crianças os cuidados necessários a sua higiene e alimentação.
múltiplo, ao mesmo tempo, proporcionar alguns ambientes de vivências individuais e outros de vivência coletiva. Espaços para as crianças são espaços que as traduzem, mas também as modificam; que as acolhem em um momento e, em outro, as libertam para criar, recriar e manifestar a sua cultura.
higienicamente apropriado para as crianças, que evite as doenças que elevam os índices da mortalidade infantil. Para trabalhar nas creches são necessárias pessoas que possuam conhecimentos ligados aos cuidados físicos, conhecimentos que são próximos aos das mães e aos que se dedicam a cuidados hospitalares.
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