A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:
Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita.
Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto).
Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem.
Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto.
Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas.
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