Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:
O ensino de português nas séries iniciais do nível fundamental deve priorizar o domínio de regras e conteúdos gramaticais para que a criança aprenda a escrever corretamente na língua padrão.
Nivelar todas as crianças quanto ao domínio da língua padrão deve ser a preocupação fundamental no ensino de português para os mais carentes, visto que ter esse domínio é um dos principais fatores de inserção social e de desenvolvimento da consciência crítica.
Levar o aluno a não apenas dominar a língua padrão, mas também a demonstrar respeito pelas outras variedades da língua deve ser o compromisso político do ensino do português.
O uso de outras variedades, que não a língua padrão, deve ser evitado na escola, particularmente nas aulas de português, tanto na forma escrita quanto na falada, pois o domínio da norma culta é o principal fator de inserção do indivíduo na sociedade.
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