Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que
a composição de textos informativos e curtos deve ser evitada, pois pouco auxiliam o processo de interpretação.
a produção de textos pela criança deve ser trabalhada depois do conhecimento da forma ortográfica das palavras.
as crianças, para começar a escrever, não precisam estudar gramática, pois já dominam a língua portuguesa na sua modalidade oral.
a maioria dos alunos não sabe produzir textos porque lêem pouco; daí a necessidade de se aumentar a quantidade de livros lidos na escola para que automaticamente se incrementem os processos de produção textual.
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