Considere o texto abaixo para responder às questões 22 e 23. A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os levassem também. A partir desse material, realizou debates, estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo. Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma explanação com um esquema no quadro. Apresentou alguns recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus alunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houve aceitação e atenção à sua fala.
O conteúdo trabalhado por ambas as professoras refere-se à aprendizagem de conceitos e princípios, o que condiciona as estratégias, os instrumentos e os meios a serem utilizados no ensino, requerendo estratégias didáticas
que impliquem a aprendizagem de ações por seu caráter dinâmico, exigindo estratégias ativas em contextos funcionais.
que promovam uma ampla atividade cognoscitiva do aluno, colocando-o diante de experiências ou situações que induzam ou potencializem essa atividade.
ligadas à memorização por repetição verbal em atividades de curta duração, guardadas as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada aluno
complexas, que acionem, além das estruturas cognitivas, os campos afetivos e comportamentais, sabendo-se que o componente afetivo tem o maior peso.
de caráter aplicativo, buscadas pelo exercício de tópicos que garantam a fixação de conceitos e a posterior transferência da aprendizagem
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...