Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):
momento de fixação de conteúdos e de aferição de resultados, no intuito de devolver ao aluno uma compreensão o mais clara e fiel possível dos conhecimentos trabalhados pela escola.
elemento de reflexão sobre o processo de construção do conhecimento, subsidiando a reformulação de tarefas e a revisão sobre o modo como os conteúdos são trabalhados.
resultado da interação entre a subjetividade do aluno e a subjetividade do professor, oferecendo ao docente a possibilidade de medir a aprendizagem com maior precisão e fazer a decorrente classificação.
possibilidade de conhecer as hipóteses dos alunos e de retê-las, pois são a expressão da criatividade necessária para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.
busca de problematização, tendo em vista a seleção dos mais aptos e a recuperação dos que ainda precisam de reforço, por meio da reescritura após a correção.
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