Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:
- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.
- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.
Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.
Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):lançar como matéria nova "o sol", oferecendo uma folha de papel com o "astro rei", para ser colorido pelas crianças.
separar Luisa e Milena, pois a discussão pode distrair as meninas, que precisam ser preparadas para a alfabetização.
alertar as crianças para que prestem atenção às atividades dirigidas que estão programadas.
apresentar um belo calendário, com sol, chuva e nuvens desenhados, já que as crianças ainda não sabem desenhar bem.
propor à turma uma observação diária do tempo, fazendo registros junto com as crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...