No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:
— Oba! Oba!
— Viva ! Viva !
— Será que é mesmo ovo de borboleta?
— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!
— É... e está morta.
— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......
— Vamos contar quantos tem?
— 230 ovos!.....
— Até cansei de contar....
— E o que será que vai sair daí?
— Borboleta, ora!
— Já direto?
— Não....
— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?
— Vamos.
Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,
ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:
do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.
de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações
de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares
de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...