Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:
negativa, pois as crianças cujas habilidades e competências são muito distintas tendem a não se interessar umas pelas outras.
negativa, pois os maiores poderão se prejudicar com a mistura, tendendo a reproduzir comportamentos inadequados à sua idade.
negativa, pois traz insegurança para os pais e riscos para as crianças menores que ainda precisam de um ambiente mais protegido.
positiva, mas apenas para os menores, que poderão se desenvolver mais a partir do exemplo, da experiência e das trocas com os mais velhos.
positiva, se planejada cuidadosamente, pois em algumas situações é interessante que haja simetria entre o grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...