Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:
Trata-se apenas de respeitar as diferenças individuais, mas garantindo um conteúdo único e uma avaliação classificatória.
Esse é um dos grandes problemas da escola: a matéria- prima com que ela trabalha –os alunos- não é homogênea, daí a desigualdade de resultados ser inevitável.
Essa heterogeneidade implica um trabalho individual com cada aluno, evitando o trabalho em equipe, que esconde as deficiências pessoais.
Trata-se de respeitar os ritmos de aprendizagem de cada um, aliando o trabalho individual com o trabalho coletivo, aumentando, assim, as chances de uma construção significativa do conhecimento.
Essa competência é exigida apenas nas escolas privadas, que dispõem de auxiliares de ensino e professores exclusivamente dedicados e bem remunerados.
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