Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alguns pais concluíram que o melhor seria afastar Paula do convívio de seus filhos, para evitar as agressões. Outros, solicitaram a atuação do Conselho Tutelar. Em razão do adiantado da hora, a monitora agradeceu a presença de todos e agendou uma nova reunião com a mesma pauta. Essa situação demonstra
a falta de atuação do Conselho Tutelar, que já devia ter tirado o pátrio poder da mãe de Paula, já que não está cumprindo com suas obrigações.
o esforço da monitora em velar pela integridade física de sua turma, apontando aos pais a responsável pelas agressões.
a participação dos pais no cotidiano da instituição, influenciando no processo e no progresso pedagógico da turma.
a violabilidade da integridade moral, abrangendo a degradação da imagem da criança, quando a monitora expõe aos presentes a vida de Paula.
o respeito que a monitora tem com sua turma e com cada criança, que conhece e expõe tão bem a particularidade de cada indivíduo para a comunidade.
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