Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está
correta; dessa forma as outras crianças não ousarão ter os mesmos comportamentos que Beto.
incoerente; essa situação transformará Beto num líder negativo, impulsionando a turma a ter o mesmo tipo de comportamento.
incorreta; dessa maneira a criança está sendo exposta a uma situação vexatória e constrangedora.
certa; esse é um jeito de fazer a criança se sentir humilhada, ficar triste e pensar no que fez.
equivocada; dessa forma o comportamento negativo será cada vez mais reforçado.
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