Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
14h30 às 15h30 – Banho para todos.
15h30 às 16h30 – Sala de TV.
16h30 às 17h30 – Sopa para todos.
17h30 às 18h – Saída. As crianças esperam seus pais dentro das salas.
Quanto à rotina apresentada, é correto afirmar que
as atividades dirigidas são constantemente adequadas ao ritmo e necessidades das crianças.
é desconsiderado o relógio biológico no desenvolvimento das atividades, privilegiando a regulação psicológica.
a função de cuidar, objetivo central desse tipo de instituição é secundarizada, prevalecendo, portanto, a função de educar.
não há espaço e nem tempo destinado a contemplar o direito de brincar.
o foco de atenção são as atividades pedagógicas livres ou dirigidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...