"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.
Para atender a esses princípios colocados pelos PCN do Ensino Médio, uma proposta curricular deve:
priorizar a linguagem escrita como forma padrão de representação do conhecimento e dos valores.
lidar com os sentimentos dissociados das situações de aprendizagem para facilitar a relação do aluno com o conhecimento.
organizar os conteúdos de estudo em áreas disciplinares com vistas ao estabelecimento de diálogos entre as áreas do saber.
aproveitar as relações entre conteúdo e contexto para dar significado ao conhecimento aprendido, estimulando a centralidade do aluno.
adotar estratégias de ensino que valorizem a memória como maneira de apreensão do conhecimento, visando ao desenvolvimento de competências cognitivas.
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