Considere o trecho extraído do texto 1:
Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.
Assinale a alternativa correta.
- A. O pronome alguém, nas duas ocorrências sublinhadas, exerce a função sintática de objeto direto e de sujeito, respectivamente.
- B. As locuções verbais posso falar e devo dizer são sinônimas, podendo ser intercambiáveis sem prejuízo do sentido dos enunciados.
- C. Na terceira frase do trecho destacado, há um sujeito composto que requer que o verbo esteja obrigatoriamente no plural (praticaram), seguindo a regra geral de concordância verbal do português.
- D. O pronome você está usado com sentido indeterminado, não se referindo a um interlocutor específico.
- E. As duas ocorrências do pronome eu se constituem em desvio gramatical, pois a expressão número-pessoal não pode ser marcada de forma redundante, e a locução verbal não pode ter sujeito intercalado.