Leia esta passagem de A língua de Eulália: novela sociolinguística.
Considerando as regras de português padrão e as regras de português não padrão, assinale a alternativa que apresenta o procedimento de ensino e aprendizagem que o professor precisaria usar para ensinar a norma padrão para a personagem Eulália.
- A. O professor identifica em percurá os home falada por Eulália uma regra de concordância de português não padrão, mas não intervém, para não a constranger; em um segundo momento, ele expõe a ela a regra de norma padrão de concordância e aplica exercícios de fixação para que Eulália a pratique.
- B. O professor identifica em os probrema falada por Eulália o fenômeno do rotacismo, informa a ela que falou uma variedade do português que existe, porém o professor a conscientiza de que existe a variedade problema, usada em outras situações, que Eulália precisa aprender. Para isso o professor utiliza exercícios que contrastam as duas variedades.
- C. O professor identifica em môio ingrês falada por Eulália o fenômeno fonético da assimilação, informa a ela que deve evitar essa variedade, preferindo a variedade padrão, que será ensinada por ele com exercícios que contrastam as duas variedades, substituindo a variedade não padrão pela variedade padrão, melhorando o repertório linguístico de Eulália.
- D. O professor identifica em os fósfro falada por Eulália uma contração de proparoxítona para paroxítona como um problema de ortografia, mas não intervém, porque é uma variedade presente na cultura dela e iria constrangê la; após o diagnóstico, o professor ensina as regras de ortografia para Eulália com exercícios de fixação.