Questão número 645141

É apenas um sino, mas é de ouro. De tarde seu som vai voando em ondas mansas sobre as matas e os cerrados, e as veredas de buritis, e a melancolia do chapadão, e chega ao distante e deserto carrascal, e avança em ondas mansas sobre os campos imensos, o som do sino de ouro. E a cada um daqueles homens pobres ele dá cada dia sua ração de alegria. [...] E então é como se cada homem, o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste, tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro.

O trecho transcrito acima é exemplo de

  • A. uso insistente de repetições que interrompem conscientemente o fluxo narrativo, resultando em ideias circulares e expressões já apresentadas anteriormente como, por exemplo, ondas mansas.
  • B. emprego de recursos sintáticos que garantem o encadeamento das ideias, como a insistência no uso da conjunção e, que imprime, além do mais, ritmo melódico às frases.
  • C. ressalva em relação a todo o teor do texto, ao pretender acentuar a importância de um sino de ouro, como atestado da antiga prosperidade do lugarejo, agora habitado somente por homens pobres.
  • D. identificação dos sentimentos religiosos do autor, ao ouvir o som do sino de ouro, participando da alegria demonstrada pelos habitantes do lugar em possuir tão valioso instrumento sonoro.
  • E. uso prolixo de alguns elementos da língua, pois, ao afirmar que se trata de apenas um sino, ou de um pequeno sino de ouro, o autor diminui a importância desse objeto naquele lugar humilde.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...