As opções a seguir, na ordem em que se encontram, constituem um texto adaptado do jornal Zero Hora, de 11/4/2009. Assinale a opção em que o emprego do sinal indicativo de crase, no trecho sublinhado, está incorreto.
- A. A transformação do Brasil de devedor em credor do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o aporte à instituição de até US$ 4,5 bilhões, significa um avanço importante para o país e, ao mesmo tempo, um marco de protagonismo dos emergentes na nova geografia moldada pela crise.
- B. O dinheiro a ser empregado corresponde às reservas cambiais. Por isso, nada tem a ver com o que poderia ser destinado a combater mazelas indiscutíveis da realidade brasileira, como a miséria, a fome e a degradação quase generalizada dos serviços públicos.
- C. Desde o período posterior à II Guerra Mundial, quando foram fundadas instituições multilaterais como o FMI e o Banco Mundial (BIRD), hoje em processo de reformulação, a participação de países como os Estados Unidos da América (EUA) caiu da metade para menos de um quarto do produto interno bruto mundial, enquanto o centro propulsor da economia desloca-se cada vez mais para a Ásia, particularmente para China e Índia.
- D. É em meio a esse processo que o Brasil, oportunamente, candidata-se à exercer maior influência na redefinição desses organismos, como ficou acertado na última reunião do G-20, que reúne as nações mais influentes do mundo.
- E. Em nenhum dos cenários debatidos desde a eclosão da crise global, há alguma menção à possibilidade de os EUA perderem sua força hegemônica na economia global.