As opções seguintes constituem, na ordem em que se encontram, um texto adaptado do jornal Zero Hora, de 9/4/2009. Assinale a opção que está gramaticalmente correta e de acordo com as exigências da norma culta.
- A. Menos de um ano depois de ter entrado em vigor, a chamada Lei Seca está longe de demonstrar a eficácia do período inicial, quando o recrudescimento na fiscalização contribuiu para uma redução considerável no número de acidentes provocados por pessoas embriagadas ao volante.
- B. O Brasil com cerca de 17 mil mortes anuais em ocorrências de trânsito associadas ao álcool, precisa resgatar uma lei cheia de boas intenções enquanto é tempo.
- C. A divulgação do levantamento coincide com o início de uma nova campanha publicitária de âmbito nacional, adivertindo que dirigir alcoolizado, quando não dá morte, pode dar cadeia e choca por algumas razões específicas.
- D. Uma delas é a particularidade de demonstrar que o percentual de 2,3% de motoristas que admitem o hábito de dirigir depois de beber superam o de um ano antes da lei ter tornado-se mais rigorosa, então de 2,2%.
- E. Nos meses posteriores a vigência das novas normas, quando a fiscalização mostrou-se mais presente, o percentual chegou à cair para 0,9%, considerado menos desastroso por especialistas.